Especialista no controle de pragas

Cupins

Embora sejam insetos de importância ecológica, uma vez que colaboram para a aeração do solo, os cupins representam prejuízo financeiro para áreas urbanas e rurais (em especial para a agricultura).  

Artrópodes, da ordem isoptera, eles constituem um número de mais de duas mil espécies no mundo. No Brasil, são mais de 300, sendo que os principais tipos considerados pragas são os cupins de madeira seca (Cryptotermes spp.) e os cupins subterrâneos (Coptotermes spp.). 

Como seres eussociais – que se organizam de forma complexa –, possuem diferentes castas, cada uma com uma função definida. São elas: 

  • Reprodutores (rainhas, reis e alados) – reis e rainhas dão vida à colônia. Sua função é reproduzir para expandir seu ninho. Antes do acasalamento são alados (possuem asas) e são conhecidos como aleluias ou siriris. Nessa fase saem do cupinzeiro para fazer uma revoada e, logo em seguida, perdem suas asas. Reis e rainhas são mais escuros e liberam ferormônios que impedem que cupins de outras castas reproduzam. 
  • Operários– são o maior grupo da colônia e responsáveis pela limpeza e alimentação das ninfas, do rei e da rainha. Também executam a escavação de túneis. 
  • Soldados – são responsáveis pela defesa da colônia. 

O trabalho desenvolvido pelos cupins – também conhecidos como térmitas – é sistemático e silencioso. Assim, sua atuação muitas vezes só é percebida quando o estrago já está feito. 

Eles consomem materiais à base de celulose – como livros, plantas secas, móveis de madeira e estruturas – e causam grande destruição. Para reduzir o impacto negativo dessas pragas é fundamental reconhecer os sinais de sua presença o mais cedo possível, daí a importância de uma inspeção a cada três anos. 

 

Sinais de cupins? Agende uma inspeção pelo telefone (34) 3831-9440 / (34) 3662-3196 ou preencha o formulário ao lado! Iremos cuidar da sua situação. 

 

Cupins de madeira seca (Cryptotermes spp.) 

Como o próprio nome sugere, os cupins de madeira seca se alimentam de madeira, de onde retiram toda umidade que necessitam. Os locais preferidos dessas pragas incluem: revestimento de telhado, vigas, decks, pisos, portas, janelas e móveis de madeira em geral. 

Podem ser identificados pelas pelotas fecais secas que empurram para fora quando realizam a limpeza da madeira (seu ninho). 

Os soldados dessa espécie possuem grande mandíbulas e seu pronoto é tão largo ou mais largo do que a cabeça. 

Os ninhos são pequenos – com aproximadamente 300 indivíduos – e seu desenvolvimento é lento. 

 

Cupins subterrâneos (Coptotermes spp.) 

Cupins subterrâneos preferem ambientes úmidos e escuros. Seus ninhos são construídos em solos, mas também podem habitar em locais como lajes e paredes duplas. Eles formam grandes túneis de lama (partículas de fezes e saliva cimentada) para passarem de um local para outro. 

A taxa de desenvolvimento dessa espécie é alta, uma vez que algumas colônias têm mais de uma fêmea reprodutora.  

Os operários vivem em túneis escuros durante toda sua vida e, apesar de não possuírem olhos, sabem diferenciar a luz da escuridão e possuem aversão à luz. 

 

Não admita que essas pragas perturbem sua paz. Ligue agora (34) 3831-9440 / (34) 3662-3196 ou preencha o formulário ao lado para agendar uma inspeção sem compromisso! Iremos cuidar da sua situação.

 

Solicite um orçamento sem compromisso