Especialista no controle de pragas

Pulgas

Independentemente do fato de você possuir ou não animais de estimação, sua residência pode ser alvo de pulgas. Elas podem se instalar em outras pragas (em ratos, por exemplo) e infestar uma propriedade.

Pulgas são insetos parasitários (ectoparasitas) muito pequenos. Medem de um a três milímetros e meio de comprimento, aproximadamente. Seu corpo é duro, liso e coberto por placas. Sua cor geralmente é marrom-escura. Não possuem asas, mas têm seis patas – que permitem às pulgas saltarem longas distâncias.

Velozes, elas saltam de um hospedeiro para outro a procura de comida. Se alimentam do sangue de mamíferos e de aves (são hematófagos) e se reproduzem muito rapidamente – podem colocar cerca de 50 ovos por dia na fase adulta (apenas com o primeiro acasalamento).

Existem aproximadamente três mil espécies. Sorrateiras, se adaptam a diversos tipos de hospedeiros. Há espécies que gostam de animais domésticos (cães e gatos), outras de ratos, aves e de outros animais. Ainda existem algumas que se instalam no corpo se seres humanos.

Sua picada resulta em manchas avermelhadas, coceira, reações alérgicas, dermatite alérgica e infecções. Também pode transmitir doenças como peste bubônica e tifo murinho. Os tipos de maior importância sanitária são: a pulga do cão (Ctenocephalides canis), a pulga do gato (Ctenocephalides felis) e a pulga do homem (Pulex irritans).

A depender da espécie, podem viver de dois a 12 meses sem alimento.

 

Suspeita de pulgas em sua empresa ou residência? Agende uma inspeção profissional ainda hoje. Ligue (34) 3831-9440 / (34) 3662-3196 ou preencha o formulário ao lado!

 

Ciclo de vida das pulgas

As pulgas passam pela metamorfose completa. Seu ciclo de vida compreende quatro fases distintas.

  • Ovo – a fêmea reproduz em cerca de 24 a 48 horas após o acasalamento. Os ovos são extremamente minúsculos e com uma coloração clara – são bem difíceis de enxergar. Nessa fase, as pulgas são insensíveis aos inseticidas. Por não serem pegajosos (como os ovos de outros parasitas), eles podem se desprender do hospedeiro e eclodir em diferentes locais como: tapetes, chão, sofás etc. Além disso, podem infestar todo o ambiente. Em alguns casos, se transformam em larva no período de até duas semanas.
  • Larva – com comprimento aproximado de dois a cinco centímetros, as larvas são semitransparentes (podem parecer mais escuras caso tenham se alimentado) e viscosas. Podem se esconder na mobília ou em carpetes. Alimentam-se de diversos tipos de matérias orgânica, mas principalmente de sujeira de pulgas adultas (que são os excrementos com sangue não digerido). Não possuem olhos, nem pernas e levam em média de quatro a 20 dias para “girarem” os casulos e entrarem na fase pupal.
  • Pupa – nessa etapa, as larvas se encasulam por vários dias, ou mesmo semanas, conforme as condições ambientais. Os casulos formam uma capa protetora pegajosa que ajudam as pupas a se desenvolverem sem que haja intervenções externas, até que a larva esteja madura para se tornar adulta.
  • Adulta – com o tamanho aproximado às medidas de uma larva, as pulgas adultas têm uma cor marrom-avermelhada a preta. Assim que entram nessa fase elas procuram uma vítima saborosa e começam a se reproduzir dentro de 48 horas em média.

A infestação por pulgas pode parecer um ciclo eterno. Elas são absurdamente prolíferas e o tratamento pode exigir medidas profissionais.

 

Não admita que essas pragas perturbem sua paz. Fale conosco agora mesmo pelo telefone (34) 3831-9440 / (34) 3662-3196 ou preencha o formulário ao lado! Iremos cuidar da sua situação.

Solicite um orçamento sem compromisso