Com mais de duas mil espécies identificadas no mundo, os roedores representam aproximadamente 40% dos mamíferos conhecidos. Tendo servido como fonte de alimento ao longo da história – em algumas culturas isso ainda ocorre –, são usados em pesquisas biomédicas (para o estudo de doenças e tratamentos) ou mantidos como animais de estimação.
Ainda que sua presença possa ser associada a algo positivo, roedores podem representar perigo. Ótimos em se infiltrar em pequenas estruturas (rachaduras e fendas), são espécies altamente adaptáveis, capazes de encontrar abrigo e alimento em habitações humanas e causar grandes prejuízos materiais – e até mesmo à saúde.
Seus pelos, excremento e urina podem transmitir doenças ou carregar outras pragas como pulgas.
Os principais tipos de roedores identificados como pragas são: Ratazana (Rattus novergicus), Camundongos (Mus musculus) e Rato de Telhado ou Preto (Rattus rattus).
Suspeita de roedores em sua empresa ou residência? Agende uma inspeção profissional ainda hoje, ligue (34) 3831-9440 / (34) 3662-3196 ou preencha o formulário ao lado!
• Classe: Mammalia
• Ordem: Rodentia
• Família: Muridae
• Gênero e Espécie: Rattus norvegicus
Com olhos e orelhas pequenos, as ratazanas (ratos de esgoto) possuem uma ótima capacidade auditiva, um olfato apurado, mas uma visão deficiente. Sua cauda escamosa tende a ser mais escura na ponta e um pouco mais curta do que a cabeça e o corpo juntos. Muitas vezes confundidas com ratos de telhado, elas se diferem por serem mais corpulentas, possuírem o focinho achatado e serem mais agressivas.
• Comprimento médio do corpo (sem a cauda): de 18 a 25 centímetros.
• Comprimento da cauda: de 15 a 21 centímetros.
• Peso aproximado: de 200 a 500 gramas.
• Cor do pelo: branco amarelado na barriga e marrom acinzentado na cabeça e nas costas.
Ratos de esgoto são pragas sociais, extremamente adaptáveis. Embora explorem constantemente o ambiente, dificilmente serão notados durante o dia, pois além de ágeis possuem hábitos noturnos. Suas habilidades físicas lhe permitem pular, nadar e escalar estruturas.
Considerados daltônicos, guiam-se pelo tato, olfato e paladar. Na busca por água e alimento, podem percorrer uma área de aproximadamente 40 metros de distância do local em que moram. Onívoros, se alimentam de praticamente tudo, mas têm preferência por itens frescos.
Vivem em colônias e prosperam em ambientes subterrâneos, como sistema de esgoto, onde há disponibilidade de água abundante. Também podem ser encontrados em porões, sótãos e aterros. Cautelosos, possuem rotas de fuga e aprendem constantemente gravando todas as informações essenciais para sua sobrevivência.
Ratos de esgoto atingem maturidade reprodutiva aos três meses e são reprodutores prolíficos. As fêmeas reproduzem de quatro a seis ninhadas por ano – cerca de seis a doze filhotes por ninhada. Seu período de gestação é de aproximadamente três semanas.
Os filhotes nascem cegos e sem pelos, mas a pelugem geralmente aparece em sete dias, enquanto seus olhos se abrem após duas semanas. Eles são desmamados entre a terceira e quarta semana.
As ratazanas crescem rapidamente e tornam-se independentes na quinta semana após seu nascimento. Sua expectativa de vida é de dois a quatro anos.
A ratazana danifica o interior de edificações e é a principal responsável pela infecção da leptospirose em humanos. Além disso, é portadora do parasita que causa a toxoplasmose.
A presença de ratazanas pode ser notada pelas suas fezes em forma de “cápsulas”, que podem ser encontradas por onde passam. Suas rotas são habituais: marcas de mordidas; furos em alimentos e objetos; pegadas; vestígio de urina; manchas escuras (devido a oleosidade da pele) nos trajetos percorridos e ruídos são algumas características.
Devido às doenças que disseminam – e aos prejuízos que causam a estoques de alimentos –, as ratazanas merecem atenção sanitária.
• Classe: Mammalia
• Ordem: Rodentia
• Família: Muridae
• Gênero e Espécie: Mus musculus
Pequenos, os camundongos (também conhecidos como ratos domésticos) podem chegar a medir vinte centímetros de comprimento. Seu pelo liso e curto percorre todo seu corpo, mesmo a cauda (semipenugem). Sua aparência delgada o diferencia do rato de telhado e da ratazana.
Possuem orelhas grandes, olhos pequenos e escuros e focinho pontudo.
• Comprimento médio do corpo (sem a cauda): de 7 a 9 centímetros.
• Comprimento da cauda: de 7 a 10 centímetros.
• Peso aproximado: de 12 a 30 gramas.
• Cor do pelo: cor creme na barriga e castanho claro ou cinza escuro no resto do corpo.
Encontrados tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais, camundongos são vistos especialmente em habitações humanas. São muito curiosos e exploram tudo o que for novidade.
Extremamente reservados, procuram abrigo em locais escuros, apertados e isolados. Como não hibernam, buscam por ambientes mais quentes (especialmente no inverno). Infelizmente esse lugar pode ser a sua casa.
São oportunistas e se alimentam de quase tudo o que encontram, embora tenham preferência por sementes e insetos.
Se deslocam por aberturas excepcionalmente pequenas e aninham-se em vários pontos, o que dificulta sua captura. Seus hábitos são noturnos e marcam seu território com urina.
Ratos domésticos são fecundos e se proliferam rapidamente. Sua maturidade reprodutiva é alcançada em trinta e cinco dias. A partir daí eles se reproduzem durante todo o ano.
A gestação feminina dura cerca de três semanas e geram uma média de oito ninhadas por ano – aproximadamente seis filhotes por ninhada.
A expectativa de vida dessa espécie é curta, de aproximadamente um ano.
Além de ser constrangedora, a presença de ratos domésticos representa um risco à saúde humana.
Eles depredam até instalações elétricas. Contaminam os ambientes com urina e fezes, que são extremamente nocivas (podem causar coriomeningite linfocítica e intoxicação alimentar).
A existência de camundongos pode ser percebida pelas fezes (em forma de bastonete, com extremidades pontiagudas e alguns pelos), pelas pegadas, pelas marcas de dentes deixadas em objetos, pelos ruídos que produzem quando roem ou quando se comunicam e pelo cheiro de sua urina.
• Classe: Mammalia
• Ordem: Rodentia
• Família: Muridae
• Gênero e Espécie: Rattus rattus
Magros e com nariz pontudo, orelhas e olhos grandes, os ratos pretos têm cauda escamosa maior do que todo o restante do corpo. Seu pelo é liso, mas não cobre suas orelhas e cauda.
• Comprimento médio do corpo (sem a cauda): de 16 a 20 centímetros.
• Comprimento da cauda: de 19 a 25 centímetros.
• Peso aproximado: de 150 a 300 gramas.
• Cor do pelo: pode ser marrom escuro ou preto com uma coloração mais clara na barriga.
Extremamente adaptáveis, os ratos de telhado podem lidar com situações diversas. Ótimos nadadores e escaladores ágeis, preferem se aninhar em locais altos, como telhados e árvores. Mas também podem ser encontrados em pilhas de lixo e esgotos.
Uma vez estabelecidos, espalham seus ninhos por diversos pontos. Cautelosos, mantêm hábitos noturnos.
São acumuladores de alimentos, portadores de outras pragas e transmissores de diversas doenças. Preferem se alimentar de nozes e frutas, mas quando as fontes são escassas comem qualquer coisa à sua disposição.
O amadurecimento sexual dessa praga ocorre dos dois aos cinco meses. Sua reprodução acontece durante o ano todo. Geram de seis a oito filhotes em cada ninhada – de quatro a cinco ninhadas por ano.
A gestação dura cerca de vinte e dois dias. Os filhotes só abrem os olhos depois do décimo dia de nascimento.
Sua expectativa de vida é de aproximadamente doze meses.
Causam danos bastante dispendiosos, pois danificam móveis, fiações elétricas e instalações. Além disso, são transmissores de doenças associadas à mordida, a pulgas e a fezes.
Suas fezes, pontiagudas são indicativos de sua presença. Também podem ser notados pelas marcas (devido a oleosidade da pele) nos trajetos percorridos. Se você avistar algum rato preto significa que seu espaço está ocupado por outros ratos.
Não admita que essas pragas perturbem sua paz. Fale conosco agora mesmo pelo telefone (34) 3831-9440 / (34) 3662-3196 ou preencha o formulário ao lado! Iremos cuidar da sua situação.