Especialista no controle de pragas

Traças

Silenciosas, aparentemente inofensivas, porém com alto poder destrutivo. Essas são as traças, animais invertebrados que reproduzem rapidamente e destroem roupas, livros, grãos e outros alimentos armazenados.

Existem dois grupos de insetos distintos que são designados como traças no Brasil: os da ordem Thysanura do qual faz parte a traça dos livros (Lepisma saccharina) e os da ordem Lepidoptera do qual fazem parte as traças de roupas (Tineola bisselliella) e as traças dos cereais (Sitotroga cerealella).

Ao primeiro sinal de uma infestação de traças, entre em contato conosco. Agende uma inspeção pelo telefone (34) 3831-9440 / (34) 3662-3196 ou preencha o formulário ao lado! Iremos cuidar da sua situação.

Traça dos livros (Lepisma saccharina)

  • Filo: arthropoda
  • Classe: insecta
  • Ordem: Thysanura
  • Família:Lepismatidae
  • EspécieLepisma saccharina

Aparência

traças dos livros (silverfish) – também conhecidas como traças prateadas por terem escamas na cor cinza ou prata brilhante –, têm duas antenas compridas, seis pernas e três caudas. Não possuem asas, mas são habilidosas para fugir e se esconder. Seu corpo é alongado e seu comprimento médio é de um centímetro.

Comportamento, dieta e hábitos

Discretas, seus hábitos são noturnos e uma infestação pode ser difícil de ser percebida. São muito rápidas e acessam às habitações em busca de comida e abrigo. São facilmente transportados em caixas, mas também invadem os ambientes por meio de vãos e aberturas.

Escondem-se em rachaduras e fendas, embora possam ser notadas em caixas armazenadas, pias, banheiros, armários, garagens e outros locais escuros e úmidos.  Ao ar livre vivem em locais escondidos como rochas e ninhos de pássaros.

Se alimentam de mofo, papéis de parede, cola, linho, seda, livros e outros alimentos à base de açúcar, celulose e amido.  Ainda que não representem um risco à saúde humana, seus hábitos alimentares causam grandes prejuízos.

Reprodução e tempo de vida

As traças são prolíferas, pois sua maturação reprodutiva é rápida. A fêmea coloca cerca de dois a 20 ovos (extremamente minúsculos) que eclodem em até dois meses. As ninfas são brancas e atingem a maturidade sexual em aproximadamente três meses. Essas pragas vivem cerca de dois a oito anos.

As traças jovens não sofrem metamorfose e eclodem dos ovos com a mesma forma de uma traça adulta – são seres ametábolos.

Problemas associados

Não subestime a capacidade desses pequenos animais. Eles são devastadores e uma infestação pode acabar com documentos importantes, livros de coleção e com roupas favoritas. Também são capazes de estragar um maravilhoso café da manhã ao serem encontradas no cereal, no café ou na farinha em pó.

Para algumas pessoas, as escamas dessa traça, juntamente com a poeira, podem causar uma reação alérgica.

Traças de roupas (Tineola bisselliella)

  • Filo: arthropoda
  • Classe: insecta
  • Ordem: Lepidoptera
  • Família:Tineidae
  • EspécieTineola bisselliella

Aparência

As traças de roupas são mariposas na fase de larva. Elas são pequenas, têm aproximadamente um centímetro e meio e não possuem olhos. Sua cor varia do branco ao creme com a cabeça marrom. Elas criam um casulo de seda acinzentado – que as cobre parcialmente – enquanto se alimentam.

Comportamento, dieta e hábitos

A larva da mariposa é a fase que mais causa estrago material. Assim que eclode do ovo, ela inicia o processo de alimentação de forma imediata. Sua refeição se baseia em fibras de origem animal (pele, couro, seda e penas), insetos mortos, cabelo, tapeçarias, derivados de plantas (ervas secas, por exemplo), alimentos armazenados etc.

Não gostam de ser incomodadas, por isso, fogem da luz e se abrigam em lugares quentes e úmidos como armários, móveis, caixas e em cestos de roupa suja.

Reprodução e tempo de vida

As traças de roupa realizam a metamorfose completa: ovo, larva, pupa e fase adulta. No estágio larval acontecem de cinco a 40 mudas e leva aproximadamente dois anos para uma larva completar seu desenvolvimento, conforme as condições ambientais como temperatura e disponibilidade de alimento.

Quando adultas, se acasalam e podem depositar em um ambiente escuro e discreto cerca de 300 ovos em um período aproximado de um mês. Os ovos são menores do que a cabeça de um alfinete e levam de quatro a 10 dias para eclodirem.

Após a postura dos ovos, a fêmea morre e os machos continuam o processo de acasalamento até o fim de sua vida (tempo estimado de um mês).

Problemas associados

Os estragos ocasionados por essas pragas ocorrem em seus esconderijos. Seu gosto é refinado, o que significa que itens caros (sedas, lãs e couro) serão os principais atingidos. Elas estragam roupas de cama, casacos, tapetes, travesseiros e qualquer outro material que contenha queratina.

Traças dos cereais (Sitotroga cerealella)

  • Filo: arthropoda
  • Classe: insecta
  • Ordem: Lepidoptera
  • Família:Gelechiidae
  • EspécieSitotroga cerealella

Aparência

Também conhecidas como a traça do milho, medem aproximadamente seis milímetros na fase adulta. Possuem duas antenas e suas asas são compridas.

Comportamento, dieta e hábitos

Considerada uma das pragas mais destrutivas, a traça de cereais infesta desde o cultivo de grãos e cereais – como milho, aveia, cevada e trigo – até o armazenamento destes produtos.

As larvas penetram nos grãos e se desenvolvem enquanto o consomem por dentro até se transformarem em mariposas, tornando-os impróprios para consumo (já que estarão contaminados por suas fezes e elementos do seu corpo).

Essas pragas procuram ambientes quentes e húmidos e proliferam em locais pouco arejados. Ao se tornarem mariposas, saem do seu esconderijo com a única função de acasalar e morrer. Não se alimentam depois da metamorfose.

Reprodução e tempo de vida

Sofrem metamorfose completa dentro do mesmo grão. A fêmea pode ovipositar cerca de 40 a 200 ovos em um ou dois dias após o acasalamento. Os ovos eclodem dentro de quatro a seis dias e penetram no grão para concluírem sua maturação.

A depender de variáveis como temperatura e umidade, a larva se desenvolve em um mês aproximadamente. Na fase adulta, o tempo de vida varia de uma a duas semanas.

Problemas associados

A ação das traças de cereais afeta o peso e a qualidade dos produtos, o que ocasiona a perda no valor de mercado de grãos e cereais.

 

Solicite um orçamento sem compromisso